André Mendonça - Cirurgia Plástica

Fale conosco

Dr. André de Mendonça Costa
Cirurgião Plástico
CRM/AL: 4982 | RQE: 24639
Dr. André de Mendonça Costa
Cirurgião Plástico
CRM/AL: 4982 | RQE: 24639

Cuidados diários com a pele

A conservação da cútis, sobretudo da face, pode ser mais simples do que se imagina. Cuidados básicos e diários, como a higienização, a hidratação e a proteção solar podem manter o viço e o aspecto jovial por longos anos. Outra boa dica é fazer uma dieta rica em verduras, frutas e fibras e esfoliar a pele uma vez por semana, pois estimula a renovação celular.

A limpeza do rosto deve ser feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de resíduos sedimentados e também de oleosidade, prevenindo o surgimento de cravos e espinhas. É sempre recomendável que se use sabonetes específicos para o tipo de pele, seja ela seca, oleosa ou mista.

Já a hidratação é a responsável por manter a pele viçosa, bonita. Os hidratantes para o rosto devem ser diferentes daqueles utilizados no corpo, especiais para cada pele. Além disso, é indispensável beber pelo menos 2 litros de água diariamente.

Por fim, é fundamental o uso de protetor solar todos os dias, independentemente se a exposição for em ambiente externo, como na praia, ou interno, no escritório. A exposição ao sol em excesso pode provocar diversas alterações cutâneas, como o surgimento de manchas e rugas.

A proteção completa só ocorre com produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Por isso, nos momentos de lazer, invista em roupas leves, chapéu e óculos escuros.