André Mendonça - Cirurgia Plástica

Fale conosco

Dr. André de Mendonça Costa
Cirurgião Plástico
CRM/AL: 4982 | RQE: 24639
Dr. André de Mendonça Costa
Cirurgião Plástico
CRM/AL: 4982 | RQE: 24639

Dúvidas frequentes

Os procedimentos estéticos e cirúrgicos costumam deixar muitas dúvidas nos pacientes. Confira algumas das mais comuns. Informe-se!

Confira as dicas e novidades no site do dr. André de Mendonça

Corro riscos?

Riscos sempre vão existir em toda e qualquer intervenção cirúrgica. Só com exames pré-operatórios normais, uma boa equipe médica e um hospital bem equipado é que se pode realizar uma cirurgia de forma segura.

Vou ficar com cicatrizes?

Cicatrizes são inevitáveis em qualquer cirurgia. Em geral, procura-se posicionar a incisão de forma que a marca resultante fique em contornos ou dobras naturais do corpo ou consiga ser facilmente escondida por roupas íntimas ou de banho.

Mamoplastia de aumento: eu escolho o modelo da prótese? Ela deve ser trocada com o tempo?

O melhor tipo de prótese (formato, tamanho etc) é definido pelo cirurgião através de consulta preliminar. Já sobre a troca, é muito difícil que ocorra. Atualmente, os materiais de composição são mais resistentes e há vários exames que podem monitorar a integridade das próteses, como ressonâncias e ultrassons.

Lipoaspiração: a celulite some com o procedimento? A região aspirada volta a engordar?

Quanto à celulite, pode até haver uma piora. Isso depende do grau de flacidez da pele. Mas a resposta à segunda indagação é positiva! As células adiposas retiradas com a lipoaspiração não se formam novamente, porém, se houver ganho excessivo de peso, as outras células presentes na região podem aumentar de tamanho.

O que comer durante o pós-operatório?

Beber bastante água é fundamental para compensar a perda de líquidos e diminuir o inchaço. Sucos naturais também ajudam a hidratar o corpo. Para evitar o processo inflamatório, nada melhor que frutas vermelhas, que têm capacidade de proteger as paredes dos vasos sanguíneos. A vitamina C também funciona como anti-inflamatório, pois é capaz de estimular a produção de colágeno. Para uma melhor cicatrização, alimentos ricos em ômega-3 e em zinco.

 Flacidez da pele e “pneuzinhos” podem ser resolvidos com musculação?

Não. Nem depósitos de gordura nem flacidez da pele respondem muito bem a exercícios físicos. Para o tratamento de ambos, é necessário uma combinação de medidas, incluindo exercícios físicos, alimentação saudável, procedimentos estéticos e, se necessário, no caso dos “pneus”, lipoaspiração.

Com quanto tempo poderei voltar à minha rotina normal?

O tempo de recuperação depende do procedimento realizado. Em média, para o retorno ao trabalho ou a atividades leves, esse período dura de 1 semana a 1 mês. Já para atividades que exijam maior esforço, de 2 semanas a 2 meses. A exposição da região operada ao sol também deve ser evitada durante a recuperação. É interessante que ela apenas se dê a partir de 2 meses da realização da cirurgia.