Cirúrgicos
Rinoplastia (Cirurgia do nariz)
Tem como objetivo melhorar o aspecto do nariz, por meio da redução do tamanho, remoção de giba (tipo de elevação em cima do nariz), mudança do contorno e da ponta nasal, estreitamento da abertura das narinas ou mudança do ângulo entre o nariz e o lábio. A rinoplastia também é utilizada para correção de defeitos congênitos, deformidades traumáticas ou para desobstrução nasal.
O novo nariz não é escolhido exclusivamente pelo paciente, pois existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face que deve ser legitimado pelo cirurgião plástico.
- Resultados: permanentes, ressalvadas as alterações decorrentes do processo de envelhecimento. Algumas mudanças podem não ser imediatamente perceptíveis, somente após o período de 1 ano ou mais.
- Cicatrizes: em geral, as incisões são praticamente imperceptíveis, realizadas na parte interna do nariz. Pode ser necessária uma pequena incisão na columela (parte que separa as duas narinas) ou região alar.
- Duração: de 2 a 3 horas.
- Anestesia: local com sedação ou geral.
- Internação: o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia, podendo permanecer no hospital por 24 horas.
- Efeitos variáveis: edemas e equimoses ao redor dos olhos são comuns, mas desaparecem rapidamente. Uma sensação de dormência pode permanecer por alguns meses na região.
- Riscos: infecção e outras complicações, como alteração de cicatrização ou sangramento excessivo, são raras. Outros riscos ou complicações devem ser discutidos com o cirurgião.
- Recuperação:
- Retorno ao trabalho: 1 a 2 semanas.
- Atividade de maior esforço físico: 2 a 3 semanas.
- Esportes com contato: 4 semanas.
- Exposição solar: deve ser evitada por cerca de 2 meses, sendo imprescindível o uso de bloqueador solar.